Muitos proprietários de empresas de pequeno porte acabam colocando a organização financeira em segundo lugar, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar pequenos empresários que não conhecem os valores exatos a receber no dia ou, às vezes, sem controle de caixa que permita apurar se todos os recebimentos e pagamentos estão corretos e se o saldo em caixa confere com as entradas e saídas de recursos. Diversas empresas fecham as portas antes mesmo de completar três anos de vida. Uma boa organização financeira tem impacto significativo na tomada de decisão de uma empresa. Pensando nisso, o diretor de operações do TagPlus - sistema de gestão comercial e emissão de nota eletrônica fiscal - explica algumas dicas que ajudarão os empresários a otimizarem o setor.
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
Ministro Afif lança Empresômetro da MPE
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, lançou nesta terça-feira (18), em Brasília, o Empresômetro MPE. A partir de agora, as estatísticas relativas a abertura e fechamento das micro e pequenas empresas e do Simples Nacional, serão exibidas em tempo real, discriminadas por cidade, estado e atividade econômica. A ferramenta foi apresentada durante a 24ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O contador, que pode ser acessado em dois endereços (www.forumpermanente.smpe.gov.br e www.empresometro.cnc.org.br),também vai identificar a localização de todos os empreendimentos ativos no país.
O 16º Encontro Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais foi considerado um sucesso
Nesta terça-feira (18/11), em Curitiba, encerrou a jornada de palestras e debates sobre os atuais e futuros caminhos a serem trilhados pelo setor das pequenas e micro empresas e dos empreendedores individuais brasileiros. O 16º Encontro Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais reuniu cerca de 300 pessoas, entre empresários e representantes de entidades ligadas ao setor, representando 21 estados brasileiros. O encontro foi considerado pelos participantes, de grande importância e que atingiu seus objetivos, esclarecendo dúvidas e mostrando caminhos a serem seguidos por todos aqueles empreendedores que buscam manter sua atividade em constante crescimento, sem a preocupação em fechar as portas em um ou dois anos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
COMUNICADO DA FEPEME SOBRE O CANCELAMENTO DA NOVEMBER FEST
A FEPEME-RS – Federação das Associações das Pequenas e Micro Empresas do Estado do Rio Grande do Sul vem a público informar o CANCELAMENTO da 1ª November Fest, que seria realizada neste final de semana no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Lamentamos pela decepção de vários parceiros que se dedicaram praticamente nas 24 horas dos últimos dias, na esperança de conseguir atender a todas as exigências impostas pelos bombeiros, no cumprimento da lei.
Lamentamos pela decepção de vários parceiros que se dedicaram praticamente nas 24 horas dos últimos dias, na esperança de conseguir atender a todas as exigências impostas pelos bombeiros, no cumprimento da lei.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Site falso está induzindo microempreendedor ao erro, segundo SMPE
Como seguidamente tem acontecido, espertinhos tentam induzir o internauta ao erro divulgando sites fraudulentos. Desta vez o alvo está sendo o microempreendedor que, através de um site falso, está sendo cobrado por serviços oferecidos gratuitamente.
A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR) divulgou uma nota sobre o assunto, informando sobre essa ação. Veja a seguir a nota na íntegra:
sexta-feira, 17 de outubro de 2014
FEPEME-RS promove 1ª November Fest que já é um sucesso antes mesmo de acontecer
Realizada pela Federação das Associações das Pequenas e Micro Empresas do Estado do Rio Grande do Sul – FEPEME-RS, a 1ª November Fest tem o apoio da Subsecretaria do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, Prefeitura Municipal de Esteio, AMIC-RS – Associação das Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Criamos uma marquise protetora do lixo burocrático para as MPEs, diz ministro Afif Domingos
A caravana da Simplificação continua correndo o interior do estado de São Paulo para divulgar as alterações na Lei do Simples. Desta vez, na cidade de Rio Claro, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, aproveitou para destacar que a nova lei garantiu uma marquise protetora para que as micro e pequenas empresas tenham a garantia preservada do tratamento diferenciado previsto na Constituição e não sejam prejudicadas por leis, normas ou regulamentos incompatíveis com sua realidade. A Caravana agora segue para Campinas.
Em seu discurso, o ministro lembrou que a partir da edição da Lei 147/14, se as regras diferenciadas não estiverem claras, a norma não vale para os pequenos. “Este dispositivo é uma espécie de marquise protetora contra o lixo burocrático e corporativo jogado na cabeça dos pequenos pelas União, Estados e Municípios. E este mecanismo já se mostrou eficiente. A presidenta Dilma vetou uma lei que obrigava todas as farmácias do Brasil a terem um farmacêutico de nível superior responsável em período integral. Os autores da lei não levaram em conta o tratamento diferenciado para um setor que conta com 80% de empresas enquadradas como MPEs. O veto imposto pelo Palácio do Planalto foi inteiramente baseado no novo dispositivo da lei”.
Em seu discurso, o ministro lembrou que a partir da edição da Lei 147/14, se as regras diferenciadas não estiverem claras, a norma não vale para os pequenos. “Este dispositivo é uma espécie de marquise protetora contra o lixo burocrático e corporativo jogado na cabeça dos pequenos pelas União, Estados e Municípios. E este mecanismo já se mostrou eficiente. A presidenta Dilma vetou uma lei que obrigava todas as farmácias do Brasil a terem um farmacêutico de nível superior responsável em período integral. Os autores da lei não levaram em conta o tratamento diferenciado para um setor que conta com 80% de empresas enquadradas como MPEs. O veto imposto pelo Palácio do Planalto foi inteiramente baseado no novo dispositivo da lei”.
terça-feira, 23 de setembro de 2014
Pesquisa aponta crescimento da participação das Micro e Pequenas Empresas na economia brasileira
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV), encomendada pelo Sistema Sebrae, apontou o crescimento da participação das Micro e Pequenas Empresas (MPE) na construção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que reúne a soma de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região. Utilizando os dados concretos do triênio 2009-2011, as nove milhões de MPE em todo o país representaram 27% do PIB brasileiro, mais da metade dos empregos formais e uma contribuição estimada em R$ 599 bilhões à economia nacional.
A evolução do pequeno negócio na economia é nítida quando se comparam dados de pesquisas anteriores: em 1985, a contribuição das MPE para o PIB brasileiro era de 21%, subindo pouco mais que 23%, em 2001, até alcançar os 27% revelados na pesquisa atual – ou seja, mais de um quarto de toda riqueza produzida no Brasil.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Abertura de empresas em cinco dias valerá a partir de dezembro, diz Afif Domingos
Crédito da foto: Abras | Superhiper | Dênis Ribeiro |
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Cai a exigência das certidões negativas nas Juntas Comerciais. A medida vai possibilitar a baixa de CNPJ na hora.
A partir de hoje (11), as empresas estão dispensadas de apresentar nas juntas comerciais certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas. Com isso, elas passam a pedir a baixa de seus registros e inscrições imediatamente após o encerramento das suas operações. Caso sejam identificados débitos tributários nas empresas encerradas, os sócios serão responsabilizados como já previsto na regra atual.
A medida foi estabelecida por meio das Instruções Normativas 25 e 26 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE). A nova norma é baseada na Lei 147/2014, e tem como objetivo simplificar o registro nas Juntas Comerciais de todo o Brasil.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Rodrigo Silva, Diretor Comercial da Tevah, faz palestra sobre vendas à empresários em São Leopoldo.
Como acontece em todas primeiras quintas-feiras de cada mês, as empresas associadas ao Grupo Solidez realizaram sua reunião mensal, para debater e trocar informações. Nesta quinta-feira (04/09) a reunião aconteceu de forma um pouco diferente, pois ao contrário de outras vezes, a reunião aconteceu no auditório do CDL de São Leopoldo e a reunião se transformou em uma brilhante palestra motivacional sobre vendas e comportamento diante do cliente. A palestra foi ministrada por Rodrigo Silva, Diretor Comercial da empresa Tevah, especializada em moda masculina.
Leia mais em:
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Distrito Federal vai ser a primeira unidade da federação a fechar empresas na hora.
O ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos anunciou na última terça-feira (02/09), durante a inauguração do posto avançado da Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF), que a partir do próximo dia 25/09, o Distrito Federal vai ser a primeira unidade da federação a fechar empresas na hora. O novo espaço de atendimento da JCDF fica na sede da Associação Comercial do DF (ACDF), no Setor Comercial Sul.
Durante a solenidade, o ministro aproveitou para agradecer o apoio da ACDF e do Governo do Distrito Federal para que o posto avançado se tornasse uma realidade, e destacou a importância da implementação da REDESIM em todo o País. “Brasília foi a escolhida para começarmos a implementação de um mecanismo muito importante, que vai nos possibilitar promover a baixa automática de CNPJ e a abertura de empresas em até cinco dias. Esse processo será concluído em novembro no DF, quando começaremos a levar a prática para todos os estados brasileiros”.
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Profissionais liberais celebram entrada no Supersimples; sindicatos temem excessos
A nova lei do Supersimples, que ampliou o sistema para qualquer setor de atividade, beneficiou médicos, advogados, corretores, jornalistas, enfim, vários profissionais que já trabalhavam como pessoas jurídicas ou como autônomos, mas pagando mais tributos.
Com a legislação, o regime diferenciado de tributação passa a se basear apenas no faturamento da empresa, independentemente da área de atuação. “O jornalista estava proibido de estar no Simples Nacional. Agora, ele estará incluído no sistema como todas as outras profissões", exemplifica o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos.
Para Sebrae, lei do Supersimples vai incentivar contratos com o Poder Público
aycer Tomaz/Câmara dos Deputados
Ministro Afif Domingos defende tratamento diferenciado para microempresário que trabalha em casa.
Além de universalizar o Supersimples, a nova lei complementar que regulamenta o sistema traz várias mudanças significativas para as micro e pequenas empresas. O gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, afirma que haverá mais espaço para essas companhias nas compras de órgãos públicos.
"A lei diz que os governos deverão comprar preferencialmente da pequena empresa. Em compras de até R$ 80 mil, por exemplo, se houver três micro ou pequenas empresas capazes de fornecer o produto/serviço ao governo de estado, ele deverá fazer o processo licitatório apenas entre as companhias desse porte”, explica.
Ampliação do Supersimples promete impulsionar economia e reduzir desemprego
Há uma grande expectativa em relação ao aumento do número de empresas no chamado Supersimples a partir de 2015, quando começa a vigorar, na prática, as mudanças introduzidas pela Lei Complementar 147/14, publicada no Diário Oficial da União em agosto.
O Supersimples ou Simples Nacional abrange companhias com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Elas pagam apenas uma alíquota em substituição a oito impostos, reduzindo a carga tributária em até 40%.
terça-feira, 26 de agosto de 2014
sábado, 23 de agosto de 2014
Medida Provisória que relaxa obrigação de farmacêutico em pequenas farmácias gera debate
A edição da Medida Provisória 653/2014, que relaxa a obrigação da presença de um farmacêutico em farmácias caracterizadas como micro ou pequenas empresas, tem gerado debates entre os profissionais do ramo e os defensores de flexibilização para pequenas cidades.
A medida entrará em vigor em 30 de setembro, 45 dias após sua publicação (11 de agosto). Já a Lei 13.021/2014, que estabeleceu novas regras para o funcionamento das farmácias, começa a valer a partir de 27 de setembro.
Projeto concede incentivos fiscais a empresas para capacitação de pessoal
As empresas poderão ganhar incentivos fiscais para capacitação de pessoal. É o que estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS) 37/2012, que está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), sob relatoria do senador Douglas Cintra (PTB-PE). A matéria ainda vai passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será apreciada em decisão terminativa.
Entidades de microcrédito poderão ser qualificadas como Oscips
Entidades que operam com microcrédito, ainda que vinculadas ao sistema financeiro nacional, poderão passar a ser qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). Projeto neste sentido aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se for aprovado, segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). onde será examinada em caráter terminativo.
A proposta (PLS 532/2011) foi apresentada pelo senador João Alberto Souza (PMDB-MA) e se apoia em resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN). Editada em 2008, a resolução permite que o controle de microempresas seja realizado por Oscips.
sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Confraria do Empreendedor reúne empresários para debater sobre colaborativismo, em São Leopoldo
Na noite de quinta-feira (21/08), a Confraria do Empreendedor realizou mais um encontro de empresários da região, otimizando uma troca de informações e experiências. De acordo com Carine Göettert, “essa é uma oportunidade para que empresários busquem parcerias e realizem negócios, conhecendo novos empreendedores que possuem potencial em se tornar grandes clientes ou fornecedores.”
Um dos objetivos da Confraria do Empreendedor é criar e mediar ambientes de interação, convivência e descontração entre os participantes, ou confrades, através de uma rede colaborativa, onde são promovidas atividades de aprendizagem, co-criação, networking e muita informação.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Entenda como será a tributação do Simples Nacional
No Simples Nacional, os impostos federais, estaduais e municipais são pagos em um único boleto. Além disso, a carga tributária das empresas participantes será reduzida em até 40%.
Entretanto, com as alterações, sancionadas no último dia 7, houve um aumento de atividades inseridas no regime tributário, e, desse modo, há uma série de intervalos de alíquotas de tributos.
sábado, 16 de agosto de 2014
Data Popular avalia que empreendedorismo é próximo motor da economia
Presidente do instituto Data Popular, pioneiro em pesquisas junto aos consumidores das classes C, D e E, Renato Meirelles aponta a abertura de micro e pequenos negócios como o fator que levará ao próximo salto em crescimento econômico nas favelas brasileiras.
“É o empreendedorismo que vai levar a favela adiante. O crédito dentro das comunidades é fundamental para a estratégia de crescimento sustentável dentro das favelas. (…) Detalhe interessante é que, além disso, [as pessoas] não querem sair da Favela, seja para ter seu negócio, seja para morar. É como se o ecossistema econômico da Favela fizesse com que a renda de todos crescesse”, afirma Renato, que é coautor do livro “Um País Chamado Favela”.
Microcrédito será oferecido para empreendedores de Campo Bom
A Prefeitura tem uma boa notícia para os empreendedores individuais de Campo Bom. Nas próximas semanas o Programa Gaúcho de Microcrédito entrará em vigor no município e oferecerá empréstimos para microempresas e pessoas físicas investirem nos seus negócios. Na tarde de quinta-feira, 14, o prefeito Faisal Karam assinou convênio com duas instituições que serão responsáveis pela análise de crédito e acompanhamento dos beneficiados.
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
Ministro Afif destaca pontos da Lei da Micro e Pequena Empresa na 26ª edição da Abrasel
O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, participou do início das discussões do setor de alimentação do lar durante a abertura da 26ª edição da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares no Brasil (Abrasel). Na ocasião, o ministro Guilherme Afif, representou a presidenta Dilma Rousseff, que não pôde comparecer ao evento, realizado no dia 12/08, no Royal Tulip Hotel, em cerimônia para cerca de mil pessoas.
Leia a notícia completa em: http://jexpressors.blogspot.com.br/2014/08/ministro-afif-destaca-pontos-da-lei-da.html
LEI COMPLEMENTAR 147/2014
Veja o texto da Lei Complementar n° 147, de 7/08/2014 sancionada, que altera a Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006, e as Leis nos 5.889, de 8 de junho de 1973, 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, 9.099, de 26 de setembro de 1995, 11.598, de 3 de dezembro de 2007, 8.934, de 18 de novembro de 1994, 10.406, de 10 de janeiro de 2002, e 8.666, de 21 de junho de 1993, bem como as razões dos artigos vetados, na Mensagem nº 231, de 7 de agosto de 2014.
Assinar:
Postagens (Atom)