Lamentamos pela decepção de vários parceiros que se dedicaram praticamente nas 24 horas dos últimos dias, na esperança de conseguir atender a todas as exigências impostas pelos bombeiros, no cumprimento da lei.
Entenda o caso:
Há mais ou menos dois meses fomos procurados pela Subsecretaria do Parque Assis Brasil para que realizássemos um evento de porte de grande festa nas dependências do parque, tendo o apoio deste órgão estadual, principalmente na cedência do espaço. Teríamos como parceiros alguns empresários do ramo de cerveja artesanal da região.
Foram realizadas várias reuniões no escritório do Subsecretário, inclusive com a presença do mesmo, para se discutir todos os preparativos. Em nenhum momento fomos informados pelos responsáveis do parque de que este estaria sob interdição dos bombeiros, mesmo já sabendo e terem sido notificados desta interdição.
Nós, como realizadores do evento, imaginávamos que devido a realização da Expointer e da Semana Farroupilha, o Parque Assis Brasil estaria dentro das normas dos bombeiros, até mesmo por ser um órgão estadual, sendo que este Estado recentemente havia sancionado uma legislação rígida de prevenção de incêndio e segurança. Em nenhum momento levamos em conta a possibilidade deste órgão estar realizando eventos em desacordo à legislação pertinente.
Faltando apenas dois dias para a realização do evento, fomos informados pela direção do Parque sobre esta interdição e que precisaríamos apresentar um novo PCCI para que os bombeiros aprovassem a realização da November Fest.
Diante disso, foi contratada uma empresa para elaboração de um novo PCCI que, em tempo recorde, encaminhou aos bombeiros para análise e aprovação. Após algumas reuniões com os bombeiros ficou acertada uma vistoria para esta sexta-feira (07/11), na parte da manhã. Entretanto, os bombeiros apareceram somente por volta das 16h30min já com o propósito de interdição do pavilhão, alegando que o PCCI não havia sido aprovado.
Mesmo assim procuramos esgotar todas as possibilidade de reverter o quadro, fazendo uma nova visita ao Corpo de Bombeiros, que foram irredutíveis em alguns itens do PCCI. Devido ao adiantado da hora, impossibilitando qualquer reação, e após uma reunião entre os organizadores, representante dos cervejeiros, Prefeitura de Esteio e do Parque Assis Brasil, optamos pelo cancelamento da November Fest.
Queremos agradecer a parceria e paciência dos artesões de Esteio e do pessoal da gastronomia que estiveram durante o dia todo no local, esperando uma solução para o impasse.
Queremos agradecer a incansável parceria do Assessor de Políticas Institucionais do Parque, José Carlos Santana, ao Secretário Adjunto de Cultura de Esteio, Daniel Mello, e ao Prefeito Municipal de Esteio, Gilmar Rinaldi, não medindo esforços para que o evento se realizasse e tivesse êxito, mas infelizmente a legislação existe e precisa ser respeitada.
Queremos agradecer à todos os músicos que estariam se apresentando, pela parceria e por acreditarem no evento; aos cervejeiros que apostaram no projeto; e às emissoras de rádio e TV (88.7 FM, 88.3 FM, 91.1 FM e RCT TV) pela parceria e divulgação.
Lamentamos a ausência do Subsecretário do Parque Assis Brasil que, logo após os resultados das eleições, saiu em férias, deixando-nos sem o suporte necessário para resolver a questão de interdição do pavilhão, mesmo tendo sido ele um dos idealizadores e ter partido dele o convite para a realização do evento.
Resta-nos pedir desculpas a você, cidadão gaúcho, que estaria participando da November Fest, não como coadjuvante, mas como peça fundamental para o sucesso da festa.
Odilon Ramos
Presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário